Quando um mar de oportunidades se abre todos os peixes querem nadar nele

https://www.cqcs.com.br/coluna/seguro-em-latim/quando-um-mar-de-oportunidades-se-abre-todos-os-peixes-querem-nadar-nele/

Nada melhor do que iniciar uma coluna com um assunto novo mas que está em pauta todo dia: OPEN INSURANCE

O Open Insurance é assunto para mais de um artigo mas quero comentar um pouco sobre as  boas práticas que o corretor pode e deve fazer.

Muitos me perguntam se a profissão corretor vai ser extinta e eu afirmo com toda a certeza de que não, mas ela passará por mudanças e adaptações drásticas e é bom ficar atento.

São muitos pontos que poderíamos levantar, mas queria falar de dois em especial:

O primeiro ponto será devido ao SRO que foi homologado na SUSEP. O que é o SRO?

É um sistema que vai registrar as operações de determinados seguros (no caso inicialmente apenas as apólices de riscos financeiros). Com esse sistema a SUSEP poderá estabelecer políticas mais assertivas, trazendo mais competitividade e principalmente novas ideias de gestão, produtos e outros.

A Segunda é que Open Insurance vai permitir o compartilhamento padronizado de alguns dados de clientes, nesse caso entre empresas do ramo de seguros.  Com os dados aberto, será mais fácil fazer “leilão” de preço, ter novas opções de produtos e novas opções geram mais concorrência, isso tudo o corretor está acostumado.  Então na pratica o que vai mudar na vida corretor?

Com novas ideias e produtos chegando o corretor terá muito mais ferramentas e produtos para oferecer ao cliente. Com novos produtos, o corretor terá mais pontos de contato com seu cliente e o melhor terá a oportunidade de oferecer produtos com demanda comprovada (principalmente as novidades) e produtos já testados no mercado. O Corretor terá mais ferramentas para realizar um trabalho consultivo e não somente de “pombo correio”.

A grande pergunta então, ficará mais fácil ou mais difícil de vender?

Obviamente que toda inovação e novidade tem seus pontos positivos e pontos negativos, afinal quando um “mar de oportunidades se abre todos os peixes querem nadar nele”.

O Corretor deve estar preparado para enfrentar todos que querem nadar no mercado e ele deve usar a sua arma mais poderosa: O CONHECIMENTO.

Se prepara para virar um Corretor Consultor.

Hoje o conhecimento e a educação no mercado de seguros é ampla. O Mercado de Seguros já possui vários canais de notícias, troca de conhecimento, troca de experiência, cursos de todas as áreas, muitos de forma gratuita,  a TUTUM é o maior exemplo disso. Então fica o convite, bora trocar mais conhecimento?

×