Muitos corretores de seguros ainda insistem em dedicar seu tempo exclusivamente para as renovações anuais e para o atendimento a clientes que chegam de forma orgânica. Atribulados com esse fluxo de trabalho rotineiro, porém, se sentem frustrados com a falta de crescimento do seu negócio e se perguntam: “Por que eu não consigo crescer se faço tudo certinho?”
Só que talvez eles não se deem conta de que vender seguros é apenas uma pequena parte do trabalho do corretor. O corretor de seguros é um empreendedor, e precisa realizar atividades importantes para que seu negócio possa prosperar.
A primeira dessas atividades é se planejar! O corretor precisa olhar para o seu negócio como um organismo vivo e em crescimento, e alimentá-lo da melhor forma, para que ele cresça com mais autonomia e possa ganhar escala. Isso muitas vezes significa fazer mudanças drásticas na forma de operar e nas prioridades do seu dia a dia. Encontrar tempo para fazer o planejamento das atividades da corretora é fundamental. Escolher o que vai ser deixado de lado por um tempo para poder desenvolver seu planejamento é uma decisão importante e delicada, mas que não deve ser adiada.
Parar de centralizar as atividades rotineiras da corretora em si próprio e passar a delegar é outro passo importante, que requer desprendimento e organização. Isso porque, ao delegar tarefas, não se pode querer que a sua equipe já saiba como fazer tudo de cara. É preciso mapear os processos, treinar as pessoas e delegar as tarefas sem medo. Mesmo sabendo que a execução não será idêntica à sua, ao delegar tarefas você se libera para atuar em atividades mais críticas para o negócio e consegue enfim desenvolvê-lo.
Um terceiro passo que não pode passar despercebido é o de organizar a sua estrutura de atendimento para realizar as vendas e o pós-vendas. Investir em um sistema, ter pessoas preparadas para atender sinistros e renovações e ter seus processos bem estruturados são atividades essenciais para que o crescimento do negócio se dê de forma saudável.
Depois de organizar a casa é possível passar a investir em novas formas de prospecção e vendas, de forma planejada e estruturada. Nessa etapa, monitorar a satisfação dos clientes e os números de novas vendas e de renovações é primordial. É preciso garantir que todos os processos desenvolvidos e implantados estejam nos trilhos, mesmo com uma quantidade maior de clientes!